Os primeiros quatro livros do Novo Testamento são conhecidos como "evangelhos", porque relatam as boas novas (o sentido da palavra "evangelho") sobre Jesus. Mas, por que quatro, e não somente um relato autorizado?
Podemos ver, pelo menos, quatro motivos para o Espírito Santo escolher mais de uma pessoa para escrever sobre os mesmos eventos.
1-A confiança de ter várias testemunhas. "Por boca de duas ou três testemunhas, toda questão será decidida" (2 Coríntios 13:1). A palavra anunciada por Jesus "foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram" (Hebreus 2:3). Dois dos autores dos evangelhos eram apóstolos (Mateus e João), testemunhas oculares dos eventos relatados.
2-A repetição enfatiza a mensagem. Muitas coisas na Bíblia são repetidas. Pedro falou da importância de relembrar os seus ouvintes das coisas que já haviam aprendido. "Também considero justo, enquanto estou neste tabernáculo, des-pertar_vos com essas lembranças, certo de que estou prestes a deixar o meu tabernáculo, como efetivamente nosso Senhor Jesus Cristo me revelou. Mas, de minha parte, esforçar_me_ei, diligente-mente, por fazer que, a todo tempo, mesmo depois da minha partida, conser-veis lembrança de tudo" (2 Pedro 1:13-15).
3-Ninguém falou tudo. Não foi possível escrever tudo que Jesus fez (veja João 20:30; 21:25). Os vários relatos complementam um ao outro.
4-Ouvintes diferentes. Cada livro sobre a vida de Jesus foi destinado a ouvintes diferentes. Lucas escreveu para Teófilo (Lucas 1:1-4). Mateus enfatiza o cumprimento da lei, sugerindo que ele escreveu aos cristãos judeus. Marcos fala muito pouco sobre a lei, e tinha a experiência de trabalhar entre os gentios (nas viagens com Paulo e Barnabé). O livro dele foi direcionado mais aos não-judeus. João apresenta provas destinadas a defender o Cristo como Deus na carne.
Infelizmente, algumas pessoas não respeitam a sabedoria do Espírito Santo na revelação das boas novas. Alguns enfatizam as diferenças nos evangelhos para tentar evitar alguma doutrina que não agrada a eles. Outros especulam que um autor copiou o trabalho dos outros, até ao ponto de esquecer que todos foram inspirados por Deus (2 Timóteo 3:16-17).
Usando os quatro evangelhos como relatos paralelos, entenderemos melhor a vida do maior homem que já viveu.
Por: Dennis Allan.
4 comentários:
Olá Dennis,
Legal esta questão sobres os evangelhos.
Eu gostaria de acrescentar alguns dados interessantes a respeito do assunto, pela minha otica. existia mais de 40 evangelhos, porem a "igreja" (que foi criada pelo Imperio para o controle da massa religiosa crescente) selecionou apenas estes 4, devidamente adaptados para impor medo e controle do povo, tornando algumas passagens mais misticas e fantasticas do que seria na realidade. Mas a mensagem principal não foi alterada, que é a ideia de amar a Deus sobres todas as "coisas" (materiais) e ao proximo como a si mesmo, retribuir o mal com o bem e por ai vai.
infelismente a maioria das religiões se apegão a alguns fatos misticos e não no seu conteudo principal, exploram o fantasioso e o mistico, dando a impressão que Jesus foi um homem sobrenatural.
Tambem nota-se que alguns textos, de Mateus e João (segundo você pois sempre troco os nomes deles :)), que eles se contradizem em algumas passagens do messias (pior que to sem o livro aqui pra relatar :( mas sei que tem na propria biblia). Pra mim apenas seria pontos de vistas
diferentes.
E por fim, a questão do Deus encarnado como Jesus. Essa questão se confunde facil por algumas passagens, porem em outras se anula facilmente, já algumas e é facil se confundir, mas se ler com maior atenção irá encontrar passagens que provam o contrario.
Nossa, acho que falei demais :D
Só pra deixar claro, esse é apenas o meu ponto de vista, com certesa boa parte não concorda com isso que falei, o que é normal tendo em vista que Deus nos deu o livre arbitrio.
Um grande abraço e fiquem com Deus.
Dentro desses quatro simples livros estão a única fonte de esperança para esse mundo em colapso; Que pena que ateismo tem crescido e tido mais respaldo em suas idéias que o evangelho... O resultado?? Vejam os jornais...
E os apócrifos ???
Olá caro Rato, como vai!?
Verdade, existe uma infinidade de evangelhos apócrifos, irei postar em matérias futuras. Mas nesse post preferí citá apenás os contidos na Biblia!
Obrigado pela visita!
Paz e luz!
Postar um comentário
Deixe seu comentario!!